Sargaço em Maragogi

Você sabia que o sargaço é uma alga marinha comum em locais onde há muitos recifes de coral?
Maragogi faz parte da Área de Proteção Ambiental (APA) Costa dos Corais, formando a segunda maior barreira de coral do mundo.

Segunda maior barreira coral do mundo

Por essa razão, é comum avistarmos algas marinhas nas praias. Aqui no litoral alagoano é comum a presença de algas do tipo sargaço (Sargassum C. Agardh), um gênero de algas castanhas com distribuição tropical e subtropical em todos os oceanos. Elas se apresentam de várias formas e tamanhos sendo, portanto, um vegetal de importância ecológica para o ambiente marinho, já que serve de alimento para seres vivos como algumas espécies de peixes e tartarugas. Para saber tudo sobre as praias de Maragogi clique aqui.

Praia de Barra Grande em Maragogi Alagoas
Praia de Barra Grande com sargaços

Essas algas crescem sobre os recifes de coral, mas por não possuírem raízes são facilmente arrancadas pela força do oceano e trazidas pelas ondas do mar até a costa marítima, especialmente em dias de vento forte.

Os sargaços em Maragogi aparecem em quais praias?
Não se sabe em quais praia os sargaços irão aparecer, visto que depende dos fenômenos da natureza e são levados novamente para o mar quando a maré enche.

Existe uma época específica para o aparecimento?
Também não, mas em épocas em que o vento fica um pouco mais forte, é mais propício, porém eles podem aparecer a qualquer momento. Ahh, falando em época, para saber qual a melhor época para visitar Maragogi basta clicar aqui.


Para quem sempre pergunta, está ai uma breve explicação sobre as algas marinhas vistas por aqui. Agora vamos ver uma charge que representa bem que o sargaço em Maragogi não é lixo!

Sargaço em Maragogi