Caminho de Moisés Maragogi

Confira tudo o que você precisa saber para conhecer o famoso banco de areia da praia de Barra Grande, mais conhecido como “Caminho de Moisés”.

Caminho de Moisés Maragogi
Caminho de Moisés visto da costa

Não se sabe ao certo o porque desse nome, mas acredita-se que faça menção à passagem bíblica do livro de Êxodo, na qual Moisés dividiu o mar Vermelho e libertou o povo do Egito. Portanto, assemelhando-se ao extenso caminho de areia que divide o mar. Esse banco de areia que se forma permite aos visitantes realizarem uma caminhada de aproximadamente 800m mar à dentro durante a maré baixa. Ah, vale destacar que a areia do local é do tipo cascalho, uma mescla de pedras pequenas e fragmentos de conchinhas do mar que deixam o local ainda mais bonito.

Qual tipo de areia de Maragogi?
Areia tipo cascalho

Como conhecer o Caminho de Moisés Maragogi?

A praia de Barra Grande fica localizada a 3km do centrinho de Maragogi, sentido litoral norte da cidade (se quiser saber tudo sobre as praias de Maragogi, inclusive com mapa basta clicar aqui). É possível chegar na praia de Barra Grande através de táxi por aplicativo, buggy ou carro locado. Aos que escolherem a última opção, é possível estacionar sem custo nas ruas próximas da praia, mas é preciso ficar atento aos locais que são permitidos. Abaixo mostramos a localização exata do caminho de Moisés Maragogi na Praia de Barra Grande:

Quando o caminho de Moisés se forma?

Esse fenômeno da natureza só é possível por conta da maré baixa que vai de -0.1 a 0.6 (se você quiser entender tudo sobre a tábua da maré clique aqui), essa é a altura permitida para a visitação das piscinas naturais de Maragogi, porém para que o caminho se forme é preciso que a maré esteja entre -0.1 até 0.2. Mas lembre-se, estamos falando de um fenômeno da natureza que sofre influência de ventos e chuvas, logo o caminho também pode se formar em outros níveis de maré baixa.

Observe nas fotos abaixo onde temos um dia em que a maré estava -0.1 e outro dia com a maré 0.2:

O famoso Caminho de Moisés, em Maragogi Alagoas
Caminho de Moisés Maragogi na maré -0.1

Caminho de Moisés Maragogi
Caminho de Moisés na maré 0.2

Observe que na maré 0.2 a entrada do caminho de Moisés Maragogi já está praticamente fechada, mais precisamente com água no joelho. Adentrando um pouco mais é possível pegar água no tornozelo, porém a faixa de areia fica coberta com as ondas do mar.

Aqui podemos abrir um parênteses para lhe dizer que quanto mais baixa a maré, mais visível e “aberto” o caminho fica. Após o nível de maré 0.2 não é certo que o caminho irá se formar, isso porque o nível do mar na entrada do caminho já fica um pouco mais alto.

Agora vamos lhe dar algumas dicas indispensáveis para você aproveitar esse paraíso da melhor forma e sempre com segurança:

Primeira Dica

Saia com 1 h de antecedência do horário da maré baixa para conhecer o Caminho de Moisés Maragogi, confira a tábua da maré clicando aqui.

Iniciar sua caminhada com esse tempo de antecedência é muito importante, dessa maneira você consegue chegar lá no período onde o mar vai estar no seu ponto mais baixo, podendo aproveitar e voltar com segurança para a costa.

Chegando lá, o cenário é realmente fascinante, o degradê de tons de azul do mar se mistura ao azul do céu, a areia branquinha e as águas mornas, permitem uma completa conexão com a natureza.

Lá tem jangadas que oferecem drinks e água de coco. Sem falar no carrinho de picolé flutuante e as redes no meio do mar para tirar aquela foto curtindo o paraíso.

Caminho de Moisés após 600m mar a dentro

Segunda Dica

Certifique-se de estar “próximo” de outras pessoas. Caso você precise, é sempre bom ter alguém por perto.

Terceira Dica

Fique ligado no horário de retornar à costa. Para que você volte com segurança e tranquilidade após ter tomado um belo banho de mar e aproveitado muito esse paraíso chamado Caminho de Moisés Maragogi, não demore muito, cerca de 1h é o suficiente.

Quarta Dica

Procure um excelente ponto de apoio, mais conhecidos como restaurantes rsrsrs. Dessa forma você pode contar com uma boa estrutura desde banheiro, chuveirão, além de ter a possibilidade de reservar seu almoço antes mesmo de conhecer o Caminho de Moisés. Para saber onde ficar na Praia de Barra Grande a 300m do caminho e 700m da Praia de Antunes clique aqui.

A foto onde mostramos o caminho de Moisés Maragogi com altura 0.2 foi tirada no dia 24 de julho, período de inverno na nossa região, mas foi um dia de sol e deu para aproveitar muito. Para saber mais sobre o melhor período para visitar Maragogi clique aqui.

O famoso caminho de Moisés se tornou parada obrigatória para quem vem nos visitar. Desejamos que o seu passeio seja muito especial e de bom proveito após nossas dicas. Se quiser se apaixonar ainda mais por Maragogi, basta nos seguir no instagram @MaragogiAlagoas.

Ahhh, você sabe como chegar em Maragogi? Não? Clique aqui para saber!