Caminho de Moisés Maragogi

Confira nosso passeio ao famoso banco de areia da praia de Barra Grande, mais conhecido como “Caminho de Moisés”.

Caminho de Moisés Maragogi
Caminho de Moisés visto da costa

Não se sabe ao certo o porque desse nome, mas acredita-se que faça menção à passagem bíblica do livro de Êxodo, na qual Moisés dividiu o mar Vermelho e libertou o povo do Egito, assemelhando-se, portanto, ao extenso caminho de areia que divide o mar, permitindo aos visitantes realizar uma caminhada de aproximadamente 800m mar à dentro, na maré baixa, em completa conexão com a natureza, ao som das ondas do mar curtindo toda beleza formada. Ah, vale destacar que a areia do local é do tipo cascalho, uma mescla de pedras pequenas, e fragmentos de conchinhas do mar que deixam o local ainda mais bonito.

Qual tipo de areia de Maragogi?
Areia tipo cascalho

Então, como conhecer?
Estando em Maragogi você pode ir de táxi ou carro locado e estacionar sem custo nas ruas próximas da praia. A primeira e valiosa dica é: Saia com 1 h de antecedência do horário da maré baixa, confira a tábua da maré clicando aqui.

Caminho de Moisés Maragogi
Entrada do caminho 1 h antes do pico mais baixo da maré

É necessário verificar o horário de saída, consultando a tábua da maré para que você inicie a caminhada em direção ao banco de areia uma hora antes da maré baixa, para dar tempo de chegar lá no período onde a água vai estar no seu ponto mais baixo, aproveitar e voltar com segurança para a costa. Nesse passeio que fizemos a maré estava 0.2 às 12:40 h, então saímos às 11:40 h, nesse trajeto a água estava cobrindo os pés, permitindo que fizéssemos o percurso tranquilamente.

Chegando lá, aproveitamos para tirar muitas fotos, afinal o cenário é realmente fascinante, o degradê de tons de azul do mar se mistura ao azul do céu, a areia branquinha e as águas mornas deixam qualquer um apaixonado. Lá tem jangadas que oferecem drinks, água de coco, espetinhos… é isso mesmo!  E sem falar no carrinho de picolé flutuante e as redes no meio do mar para tirar aquela foto relaxando no paraíso.

Caminho de Moisés Maragogi
Caminho de Moisés em um dia de maré 0.2

A segunda dica é: Certifique-se de estar próximo de outras pessoas. Caso você precise, é sempre bom ter alguém por perto.

A terceira dica e não menos importante é: Fique ligado no horário de retornar à costa. Para que você volte com segurança e tranquilidade após ter tomado um belo banho de mar e curtido muito esse paraíso, fique atento ao horário, não demore muito, cerca de 1 h é o suficiente para aproveitar. Nossa vontade não era de voltar, claro! Mas para sair tudo como planejado começamos a caminhada de retorno à costa por volta das 12:55 h, contemplando o cenário chegamos em terra firme por volta das 13:20 h, totalizando 1:30 h de passeio. Ah e o melhor, esse passeio foi feito no dia 24 de julho, período de inverno na nossa região, mas foi um dia de sol e conseguimos aproveitar muito. Para saber mais sobre o melhor período para visitar Maragogi clique aqui.

Foi incrível, desejamos que o seu passeio seja tão especial quanto o nosso. Espero que tenham gostado dessas dicas, compartilhem com a pessoa que vai conhecer o paraíso com você.