Maré Baixa em Maragogi

Maré baixa em Maragogi
Maré baixa na Praia de Dourado

Aproveitar a maré baixa em Maragogi é uma das melhores experiências que você pode ter em nosso paraíso! É nesse momento em que a natureza realmente mostra toda sua plenitude com a formação de bancos de areia em praticamente quase todas as praias de Maragogi, sendo o mais conhecido deles o Caminho de Moisés.

Nesse post vamos te dar algumas dicas valiosas de como é possível caminhar mar adentro com segurança e tranquilidade na maré baixa em Maragogi.

Antes de mais nada, para aproveitar é preciso ficar de olho na tábua da maré e planejar sua viagem nas melhores datas! Lembre-se que a tábua da maré não muda e que a Marinha do Brasil só libera a tábua no final do ano, mas nos últimos anos estamos conseguindo ter acesso à tábua com alguma antecedência, por volta de Agosto já conseguimos disponibilizá-la para você! Para consultar a tábua clique aqui.

O fenômeno da maré baixa acontece duas vezes por dia, a cada 6h, ou seja, se nesse momento a maré está baixa, daqui a 6h estará cheia, 12h estará baixa novamente e 18h depois estará alta novamente, esse loop se repete todos os dias, 365 dias no ano!

Por esse motivo é preciso que você tenha em mente que não existe duração da maré baixa, e sim um intervalo em que ela está secando ou enchendo novamente. Para deixar mais claro, vamos pegar um dia como exemplo, abaixo estão os horários da maré com suas respectivas alturas:

Exemplo de um dia tirado da tábua da maré

Acima podemos observar que a maré está em seu pico mais alto às 02h38, pois quanto mais próximo do zero mais baixa é a altura da maré, portanto a partir desse horário a maré já começa a “secar” até chegar em seu nível mais baixo às 08h58 da manhã, nesse momento a maré começa a subir até chegar no seu próximo pico mais alto, que nesse exemplo é as 15h00  e assim sucessivamente.

Maré Baixa na Praia de Xaréu

Se você está lendo até aqui, você já deve ter tirado algumas conclusões, e essas conclusões são as dicas mais importantes, pois vão permitir que você possa aproveitar esse paraíso, formado na maré baixa, com segurança e tranquilidade, vamos lá?

Primeira Dica

Para iniciar sua caminhada mar adentro a dica é: Saia 1h antes do horário da maré baixa, assim é possível caminhar com tranquilidade e desfrutar do belíssimo cenário que se forma durante todo percurso. Confira a tábua da maré clicando aqui.

Começar sua caminhada com esse período de antecedência é muito importante, porque dessa forma você consegue chegar lá no momento onde o mar vai estar no seu ponto mais baixo, podendo aproveitar para fazer lindas fotos, tomar banho de mar e voltar com segurança para a costa. Aaah e não esqueça de usar bastante protetor solar!

Segunda Dica

Certifique-se de estar “próximo” de outras pessoas. Caso você precise, é sempre bom ter alguém por perto.

Terceira Dica

Fique ligado no horário de retornar à costa. Eu sei que a vontade é de não ir embora, mas para que você volte com segurança e tranquilidade após ter recarregado as energias com um refrescante banho de mar e curtido muito esse fenômeno que se forma na maré baixa em Maragogi, não demore muito, cerca de 1h é o suficiente.

Quarta Dica

Procure um excelente ponto de apoio, mais conhecido como restaurantes. Dessa forma você pode contar com uma boa estrutura desde banheiro, chuveirão, além de ter a possibilidade de reservar seu almoço antes mesmo de iniciar sua caminhada na maré baixa em Maragogi. Se você for para alguma praia de Maragogi que não tenha ponto de apoio, lembre-se de levar o que for necessário para passar o dia, principalmente água e protetor solar!

Rolar para cima